Olá!
Meu nome é Alessandro Trovato e com base em minha vivência profissional vou
explicar como você pode evoluir na aquisição de conhecimento em uma das mais
incríveis ferramentas de planilha eletrônica do mercado: o Excel.
Sou
um apaixonado pelo Excel desde uma das primeiras versões do aplicativo: a 2.0.
Aqui no Brasil, acredito que só o amigo João Benito Savastano tenha trabalhado
com a versão 1.0 (e se você não sabe foi ele que ajudou a popularizar o Excel
aqui no Brasil). Agradecimentos a parte, como buscar evoluções nos estudos do
Excel e principalmente como utilizar a solução correta para cada solução?
Vamos
ao primeiro ponto: evolução nos estudos
Vou
começar pelo primeiro ponto de dificuldade do seu processo. Imagino que você
está com uma necessidade no trabalho ou pessoal e precisa criar uma planilha as
pressas. Com base nessa necessidade você decidiu assistir tutoriais no Youtube
e descobriu que suas dúvidas só aumentaram. O que fazer?
Neste
caso o processo já começou errado… Nunca deveríamos esperar uma necessidade
para aprender algo novo, devemos tentar nos antecipar e aprender ou conhecer
minimamente os aplicativos e ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia no
trabalho.
Como
bons brasileiros, nunca fazemos isso, não é? Um dia espero sinceramente que
isso mude! No final vou deixar a solução mágica para aprender o Excel para uma
entrevista ou uma prova.
Apesar
de tentar rapidamente responder a sua dúvida, os vídeos trouxeram mais
problemas, pois houve só perda de tempo. Para que atenda a esta demanda urgente
procurar uma ajuda profissional será, basicamente, a sua única solução.
Se
o problema não for urgente recomendo os seguintes passos de estudo:
1) Procure um curso
básico sobre o Excel, mesmo que você já conheça um pouco o aplicativo. Ter uma
boa base de conhecimento teórica ajudará a reconhecer o ambiente de trabalho do
aplicativo e localizar seus recursos com mais facilidade. Responda rápido: qual
é a tecla de atalho para selecionar uma coluna inteira no Excel? Se você
demorou para responder ou não sabe, veja que o curso básico vai te ajudar nessa
dúvida. Aliás, o atalho é o CTRL + BARRA DE ESPAÇOS
2) Crie uma rotina
de estudos. Estude de forma cadenciada, alguns dias na semana. Não espace
demais os estudos pois eles não causarão qualquer efeito no seu aprendizado.
3) Escolha um método
de ensino que seja adequado para você. Ele pode ser por vídeos, treinamentos
presenciais, leitura de livros etc. Sinta-se confortável com o método
escolhido.
4) Pratique tudo o
que você vê nas aulas, mesmo do nível básico… Praticando estamos sempre
aprendendo.
5) Depois de
conhecer o básico do aplicativo procure vídeos ou artigos que contenham
conteúdo com níveis mais intermediários e avançados. Cuidado com os vídeos
curtos demais. A superficialidade do tema só te prejudicará. Tente estudar a
fundo cada nova função que aprender. Uma outra pergunta rápida: Cite 8
categorias diferentes de funções o Excel possui na versão mais nova do
aplicativo? Se não conseguiu responder, veja que precisa usar e explorar um
pouco mais a barra de fórmulas.
6) Novamente
pratique os conceitos abordados. Não deixe para sua memória reter todas as
informações, ela não conseguirá. Sua memória de trabalho (de curto prazo) é
limitada e basta uma outra prioridade aparecer para tudo desaparecer da sua
memória. Descanso e estudos certos farão com que seu cérebro retenha mais
informações. Pratique, estude e descanse!
7) E o mais
importante deixei para o final. A cada novo aprendizado, tente ensinar alguém
sobre o assunto. Aprendemos melhor quando ensinamos outra pessoa. Você reforça
o aprendizado.
Se
você chegou até aqui na leitura, deve ainda estar pensando: por onde começar?
Minha
dica na ordem de estudos para seguir é a seguinte:
1) Excel Básico
(para ter noções essenciais da ferramenta)
2) Excel
Intermediário (para ter noções da gama de funções disponíveis no aplicativo que
somam mais de 450 nativas)
3) Excel Avançado
(para aplicar conhecimentos adquiridos anteriormente e aprimorar o uso dos
recursos e suplementos nativos do Excel)
Aqui faço uma pausa na sua leitura. Se quiser saber o
que é para mim os níveis básico, intermediário e avançado, leia meu outro
artigo no LinkedIn sobre o tema (clique aqui).
4) Suplementos para Análise
de Dados (Power Query e Power Pivot)
5) VBA para automatização
dos processos (sim, ele está depois dos suplementos de análise de dados pois
hoje o profissional deve antes de tudo saber analisar e tratar dados
corretamente!)
6) Fórmulas
matriciais (nesse ponto deixo o amigo Fernando Fernandes no canal Expresso Excel dar as aulas e definições sobre o recurso!)
Se
você chegar até aqui no processo descrito acima, parabéns. Você é um profissional
diferenciado no mercado. Está na hora de dar aulas, criar um canal de vídeos no
Youtube, escrever livros e propagar seus conhecimentos! Seja bem-vindo ao time!
Brincadeiras
a parte, pensou que eu tinha esquecido a segunda parte do artigo: como utilizar
a solução correta para cada problema encontrado no Excel? Fácil.
Se
você seguir os passos anteriores descritos até aqui, estará apto para encontrar
a solução que precisa no Excel. Naturalmente as sinapses serão montadas pelo
seu cérebro e com base no conhecimento adquirido os recursos serão recomendados
inconscientemente. Em pouco tempo sua produtividade aumentará
consideravelmente.
Agora,
se você queria com esse artigo uma receita mágica e instantânea para aprender o
Excel em uma semana, esqueça… Ela não existe !
Depois
me conta um pouco qual foi sua experiência de aprendizado!
Até
o próximo artigo!
Alessandro
Trovato
Compartilhando
conhecimento, sempre!