PROCRASTINAR: a incrível arte do deixe para depois!
Antes de começar, PROCRASTINAR é o ato de deixar para depois, empurrar com a barriga, ignorar as atividades difíceis para que as fáceis sejam feitas antes, prorrogar um café de 2 minutos por um de 10 minutos, empurrar a leitura de um livro para depois para ficar nas redes sociais do celular, é ficar vendo vídeos fúteis e sem qualquer objetivo em redes como Tik Tok, Reels, Shorts, etc, etc, etc. Cada um pode encaixar um pouco mais de atividades na lista. Ela é bem grande!
O desejo de procrastinar é muito forte. É praticamente um vício que, se deixarmos ele vai tomando conta de todos os espaços. Ele vai se acomodando, vai expandido seus horizontes, vai ficando e quando você menos perceber: ele já está enraizado e te controlando. Lutar contra a procrastinação é cada dia mais difícil!
Sabe aquela notificação do Instagram, Facebook e LinkedIn do celular? Já desativei. Sabe aquelas mensagens que vêm no Messenger, Instagram e LinkedIn, não leio mais (ou leio somente quando tenho um tempo livre!). Sabe o Tik Tok? Nunca instalarei isso no meu celular. Instagram e Facebook ainda não desinstalei pois preciso deles para divulgar o trabalho que faço na produção de conteúdo. E só isso já é o suficiente para ficar recebendo na timeline vídeos intermináveis de coisas sem noção.
Esse vício em procrastinar está se espalhando rapidamente… Percebo pessoas próximas passarem mais tempo com a cabeça abaixada olhando para o celular (sim, redes sociais de novo!) do que estudando, conversando, lendo um livro ou interagindo com o mundo. Vejo atividades que não estão sendo feitas ou sendo entregues com atraso porque o tempo não está mais sendo gerido adequadamente. E o que é pior: atividades sendo feitas cada vez mais sem qualidade ou responsabilidade.
Aliás, gestão de tempo é um assunto interessante para um novo artigo. Vou pensar nisso.
Qual a minha dica para você ficar livre da Procrastinação? Seja firme e resistente. Lute contra ela com todas as suas forças.
Não é agradável trocar um bate-papo no café de 10 minutos por um de 2 minutos (já trabalhei com pessoas que ficam quase 30 minutos perdendo tempo nessa atividade! Pasmem!). Não é fácil desligar as notificações do celular, os avisos de chegada de e-mail, novas mensagens de curtidas, mas DESLIGUE! Tem um trabalho para entregar? Então o faça, acorde mais cedo, trabalhe mais horas, dedique-se em dias que você folgaria, mas entregue! Respeite prazos… Respeite as pessoas.
Trabalho é trabalho. Você ou está sendo pago por ele ou você é o dono do negócio, em ambos os casos você tem a OBRIGAÇÃO de manter o foco. Sei que não é bom fazer atividades difíceis, sei que são extremamente chatas, mas: O TRABALHO TEM QUE SER FEITO!
Procrastinar parece ser a onda do momento. As pessoas estão tão distraídas, tão ocupadas com coisas fúteis que não estão prestando atenção ao tempo, que está passando rápido. Estamos involuindo (nem sei se existe essa palavra, mas a evolução está andando para trás). Estudar? Pra que? Trabalhar e se destacar na empresa? Pra que? O importante é ter curtidas, ter seguidos e ter likes, certo? Fazer lives e juntar cada vez mais pessoas para provar popularidade?
ERRADO! A vida não é digital. A vida é uma constante de estudo, trabalho e entregas. Quanto você está entregando atualmente? Já parou para pensar nisso?
Minha esposa tem uma frase que já foi ouvida por muitos amigos: curtidas não dão dinheiro (a não ser para marketeiros que conseguem transformar isso em dinheiro e que não é o meu caso!).
Como eu não deixo a procrastinação vencer?
Simples: manter o foco no objetivo, por mais difícil que isso seja.
Tenho que gravar um novo curso? Foco no conteúdo programático, escrevo os scripts, preparo o material, gravo e a esposa edita. Pronto! Trabalho feito… Próximo?
Começar a gravar as 4h da manhã em um sábado para o LinkedIn? Foco: acordo as 3h30, tomo um banho, faço um café forte e bora gravar! Terminei as gravações às 21h? Que bom! Ainda bem que não foi até as 22h ou 23h! É assim que vamos vencendo a procrastinação.
Tenho lista de coisas para fazer que estão sendo empurradas? Sim! Tenho mais de 10 cursos na gaveta para gravar, mas nesse caso, ainda não foram gravados ou produzidos porque ninguém é de ferro. Descansar um pouco, aproveitar a companhia da esposa e da família é necessário. Ler um livro, uma paixão que tenho, é necessário! Já estou com 50 anos e aguentar esse ritmo alucinante não é fácil. Por isso digo e repito: lute contra a procrastinação. Ela não vai te levar a lugar nenhum!
Seja persistente. Comece desativando as notificações do seu celular, comece a criar uma rotina que impeça você de ver o celular a cada 5 minutos. Coloque ele longe de você. Foco nos estudos! Foco no trabalho! Foco na família!
Tenho certeza que isso vai te fazer bem!
Agora, chega de procrastinar, pois tenho mais 8 cursos para produzir até janeiro, quando volto para o LinkedIn para mais uma rodada de gravações. Serão 7 dias para gravar 8 cursos! Uma jornada em que procrastinar não está nos planos!
Obrigado a você que chegou até aqui na leitura!
Abraços,
Trovato